9 de outubro de 2008

O que é o Tango Vadio


Tango Vadio é um projecto informal de divulgação de Tango Argentino, em Portugal, para pessoas e pares de todxs (mesmo todos) os géneros.

Tango Vadio é, por agora, um evento não regular, completamente experimental e permanentemente em construção. As datas e locais dos próximos eventos serão anunciados na newsletter Tango Vadio e por publicidade informal (contacto: tango.vadio [arroba] gmail [ponto] com)..

A ideia surgiu na sequência, de por um lado, um desejo de divulgar o Tango Argentino em Portugal de um modo que não passe necessariamente pela participação num curso, e por outro, da vontade de introduzir em Portugal o conceito do tango queer e consequente das danças gender-neutral, ou seja, abertas as pares e pessoas de todos (mesmo todos) os géneros, e como lugar seguro para todos.

Para quem sempre quis aprender o Tango Argentino e não quer à partida comprometer-se com um curso, esta pode ser a oportunidade para ter um primeiro contacto e aprender os primeiros passos.

A oficina é organizada de modo flexível a que uma pessoa a possa frequentar várias vezes e sempre aprender algo novo (iniciação e aperfeiçoamento).

A Tango Vadio oferece uma cultura queer, gender-neutral, já bem difundida na Europa, Acreditamos que em que o género dos pares não é importante, nem para a participação no workshop, nem para a dança em si, nem para a vida-após-a-aula. O papel de condutor/conduzido não é automaticamente atribuído em função do género, é escolhido conscientemente e pode até ser bastante volátil. Por outras palavras, queremos Tango em toda a sua beleza e sem clichés de género. Acreditamos que há mais géneros para além de homem e mulher, e que há inúmeras possíveis combinações de pares dançantes de acordo com o gosto, inclinação ou fase da lua e que a criatividade, a poesia e a liberdade são para reinvidicar e levar connosco para a nossa vida quotidiana. Precisamente por isso, o Tango Vadio tenta criar um espaço seguro onde pessoas com as mais diversas identidades se sintam bem, e as identidades fora da norma não sejam postas em causa nem em dificuldades.


Como espaço seguro que tenta ser, os eventos Tango Vadio tentam ativamente ser eventos onde todxs - independentemente da sua orientação de género, sexual, background cultural, deficiência etc - se possam sentir bem bem, e portanto onde comentários, afirmações ou ações que ameacem este espaço seguro não podem ser toleradas.


O colectivo Tango Vadio escolheu este nome, porque quis reflectir o experimentalismo e o "Do It Yourself" do projecto. Quis também prestar homenagem ao Fado Vadio, evento que tal como os nossos workshops, acontecem de maneira espontânea, irregular e sem atribuir grande importância a qualquer coisa que não seja a arte em si.

O workshop será dada em português com possibilidade de tradução para inglês.
É possível a participação sem par.

Sem comentários:

Enviar um comentário